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Lidia Fraga
Sou Bacharel em Relações Públicas pela UNISINOS e Especialista em Gestão, Planejamento e Organização de Eventos pela Faculdade de Tecnologia do Senac-RS. Palestrante. Atuo com eventos desde 2004.Criei esse blog porque adoro trabalhar com eventos e trocar informações. Espero que gostem e colaborem com informações sobre o mercado de eventos.
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Oi Lídia,
Adorei o blog, vai ajudar muitas pessoas!!
Deixa eu te dizer, se quiser tem um foto melhor do que aquela que colocou do casamento – pega mais a decoração, se quiser me avisa que eu te mando.
Quando precisar de ajuda, dá um grito.
Sugestão, pode colocar aí, sugestões de chá de fralda e festas de 1 aninho de crianças. Ia ser bem legal tbm!!
Beijos e saudades
Ju Araújo Bersano
RRPP
Oi Ju!
Eu tenho uma foto linda de vocês dois saindo da igreja, mas como aparece bem o rosto de vocês achei melhor não utilizar porque não tinha falado contigo, mas se deixar coloco em destaque.
Mas o interesse por chá de fraldas e festa de 1 aninho tem alguma relação contigo? Está querendo ser mamãe? Pode deixar que vou aderir sua sugestão e assim que colocar te envio.
Saudades suas também.
Abraços pra ti e para a família.
Olá Lidia! Adorei o blog! Tentei baixar alguns arquivos mas não consegui, mesmo seguindo a sua orientação para download. O arquivo não habilita para abrir. Achei super interessante e gostaria de verificar estes check list para eventos.
Você tem algum material de eventos internos?
Lídia! O blog está lindíssimo e muito útil. Adorei e estarei sempre por aqui me atualizando.
Beijos e sucesso!
Fabiana Borin
Oi Fabiana!
Aparece sim e contribua sempre!
Abração.
Antes de tudo Felicidades 2010 para Você
Seu Blog está muito legal para nos manter sempre atualizado a respeito mercado de eventos.
abraço desejo muito sucesso
Feliz 2010 pra você também!
Tudo de bom!
Abraços.
Parabéns Lídia!
Quando recebi o email, logo cliquei no link para conferir! Ficou muito legal o blog! Super organizado e de muito bom gosto! Será muito útil para a nossa área! Fonte para muitos!
Lembro que vc já pensava nisso, legal saber que concretizou esta idéia!
Muito sucesso pra vc!
E até, nos encontramos na volta às aulas em março!
Bjo pra vc e um abraço no Ju!
Anna Paula J. Lemos.
Obrigada Anna!
Até março.
Abraços e felicidades.
Oi Lídia
Adorei teu blog! Os conteúdos são muito interessantes, variados e cheios de criatividade. Parabéns e sucesso!
bjs
Oi, Lidia!
Parabéns pela iniciativa! O blog está bastante interessante, atualizado e com ótimas dicas!
Grande abraço,
Cláudia Pacheco
Oi Lidia,
Estava procurando dicas sobre eventos e não fazia idéia de que tu tinha um blog tão bonito e tão útil!!
Parabéns mesmo!
Aproveito pra te perguntar, tu tem dica de local em POA para fazer uma festa para umas 60 pessoas??!
Beijos,
Clarissa
Oi Clarissa!
Desculpa a demora para te responder.
Se quiser me falar mais sobre o evento, perfil do público e formato (banquete, coquetel, com festa), média de preço posso te ajudar melhor.
Mas segue alguns lugares:
Dado Bier (Salão Dado Tambor):
(51) 3233.0696 / dadobier@dadobier.com.br
Eles tem um espaço ótimo para esse número de pessoa e permitem que coloque música na festa, além de terem um ótimo serviço e localização com estacionamento. O cardápio é em média R$80,00 com bebida, mas podem montar um cardápio de acordo com a tua necessidade.
Hotel Plaza São Rafael:
(51) 3220-7000 / http://www.plazahoteis.com.br
Possuem alguns salões pequenos como o Nobre e o serviço deles é ótimo.
Restaurante Farofa:
http://www.farofapoa.com.br/
contato@farofapoa.com.br / 51 3433.1244
Fica próximo a praça da Matriz. É um lugar interessante com foco em comida brasileira e o dono é um professor de gastronomia do Senac.
Ipanema Sports
(51) 32469000 / http://www.ipanemasports.com.br
Este fica na zona Sul. O salão ideal é o do Bosque que tem capacidade para 80 pessoas. É um local onde se pode levar todos os fornecedores de fora, inclusive alimentação. É bonito e fica de frente para o Guaíba. Eles também já possuem mesas e cadeiras bonitas.
Se ainda precisar de mais indicações é só pedir.
Abraços,
Lidia
Parabéns pelo blog! Achei muito legal tua iniciativa de dividir conosco teus conhecimentos e experiência. Tu és uma pessoa muito competente (palavra de quem já trabalhou contigo!) e todos nós vamos aprender muito. Vou ficar ligada. Beijos, Lisi.
Querida Lidia navegando pela internet encontrei o teu blog adorei rever trabalhos que fizemos juntas e quero te paranabenizar pelo seu trabalho
Espero podermos trabalhar varias vezes juntas e sucesso
BEIJOS
FATIMA
Fátima,
Realmente é muito bom trabalhar contigo, pode ver que gosto tanto do teu trabalho que a imagem principal da capa do meu blog é uma decoração sua. Espero que tenhamos um outro evento bem bacana para colocarmos toda a nossa criatividade juntas.
Um grande abraço,
Lidia Fraga
Olá Lidia achei muito interessante teu blog, vou fazer a inauguração de um cliente.
Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.
abraços
Luciana
Oi Luciana,
Obrigada pelo comentário gentil!
Abraços e sucesso.
Lidia Fraga
Lídia não consegui baixar os arquivos. Você poderia encaminhar para o meu email.
Atenciosamente.
Alexandre Brandão
Parabéns!
Olá Alexandre!
Se estiver com dificuldades de baixar o arquivo, verifique as etapas na página “como fazer download”:
Abraços,
Lidia Fraga
Olá Lídia Fraga,
Acabei de conhecer seu blog, achei muito bom e vai nos ajudar muito, já trabalho com eventos na área musical e estou formando minha equipe pois estarei trabalhando com cerimonial a partir de 2011, teremos aqui na minha cidade a 4ª Edição do Festas e Noivas 2011 se quiser conhecer esse evento entre no site http://www.producoesimagem.com.br, e será um momento ímpar para a divigulção.
Se puder envie pra mim um material que me ajude nessa etapa, estou esperando abrir vagas aqui na minha região na escola do SENAC, pra aprimorar mais os meus conhecimentos nessa área.
Um grande abraço
Bjs
Leila,
Boa sorte nessa carreira!
Você já participou desse evento de noivas? Se tiver material interessante sobre o evento nos envia e colabora com o conteúdo aqui no blog.
Abraços,
Lidia Fraga
Olá Lidia,
nao consegui baixar nem o mapa e nem os modelos de roteiro…. sempre dá erro.
vc poderia por favor, me enviar?
obrigada e beijos
Daniela,
Atualizei o post colocando as informações do modelo de cerimonial direto no texto (não precisa mais baixar o arquivo).
Abraços,
Lidia Fraga
Não etsou conseguindo baixar o modelo de cerimonial, o site parece estar fora.Pode enviar via e-mail?
Obrigada
Oi Gleyce,
Atualizei o post colocando as informações do modelo de cerimonial direto no texto (não precisa mais baixar o arquivo).
Abraços,
Lidia Fraga
Olá vou mudar de ponto da minha loja de roupas e calçados e quero fazer uma cerimonia de inauguração, preciso de ajuda por favor me dêem idéias. Aguardo Resposta!! Obrigado.
Oi Tânia,
Você pode aproveitar o modelo que coloquei a disposição, caso queira algo mais formal. Mas também pode fazer um coquetel bem badalado com a cara da moda.
Abraços,
Lidia Fraga
Oi Lídia,
Eu só estou atendendo empresas ja faz algum tempo que não atendo Eventos Sociais, uma amiga que eu não via há tempos me pediu indicação para organizar seu casamento, lembrei de ti na hora, me manda um e-mail com teu contato cel., se eu puder te indicar, vou passar para ela.
Bjs
Cris Severo
Laboratório Culinário Eventos Empresariais
Ola Lídia!
Muito bom o teu blog nossa ja peguei varias dicas.
Queria ver contigo se você nao tem nenhuma sugestao para cerimonial de 15 anos.
Queria ver algumas dicas de cerimonial tradicional e principalmente de um cerimonial moderno. estou querendo fazer o da minha irmã e ela é uma adolescente muito moderna rs.
Abraços
Ana
Oi Analice,
Não tenho o material, mas você pode verificar em revistas especializadas.
Abraços,
Lidia Fraga
Lidia
Boa noite
No próximo domingo tenho a inauguração de uma Escola que estou Diretora.
A Escola localiza=se numa praia pequena do Litora Norte.
Será as 18 horas.
Estou precisando de um roteiro para a cerimônia… a ordem que devo colocar no Evento
Será que pode me ajudar?
A Escola é particular, muito bem organizada…. público médio…mais ou menos estarão prsentes umas 150 pessoas…
Obrigada
maria do Carmo
Oi Maria do Carmo,
Só consegui responder agora o teu comentário e por isso não deu para lhe ajudar.
Abraços,
Lidia Fraga
Bom Dia Lidia,
Como vai?
Vi seu post sobre a inauguração do Senac Porto Alegre e tentei baixar o roteiro para inauguração mas não consegui. Será que você pode me mandar por email, por favor? Vou inaugurar uma unidade do Senac Minas no interior do estado e gostaria de confirmar se o roteiro que eu tenho aqui é o mais usado mesmo. Obrigada!!
Graciele,
Te enviei um e-mail para conversarmos sobre o evento.
Abraços,
Lidia Fraga
oi tudo bem? eu adorei seu blog super lindo
eu gostaria de apreender a fazer essas lembrancinhas
eu achei muito lindo; vou fazer chá de bebe e gostaria muito de dar uma lembrancinha linda e diferente igual a essa !
eu aguardo sua resposta
desde ja agradeço.
Oi Thaís,
Não sei como faz as lembrancinhas, apenas coloco ideias aqui no blog.
Dessa vez não tenho como ajudar.
Abraços,
Lidia Fraga
Oi Lidia achei muito interessante teu blog, vou fazer a inauguração de um cliente e gostaria que você me enviasse o roteiro que enviou para os colegas.
Aguardo retorno, obrigada e parabéns pelo lindo trabalho.
Abraço.
Ana Jacques
Oi Ana,
Não estou mais enviando por e-mail pois não estou dando conta de tantos pedidos, por isso peço que olhe como baixar o arquivo em https://lidiafraga.wordpress.com/como-baixar-arquivos-do-blog/.
Abraços,
Lidia Fraga
Lidia!
Teu blog esta cada dia melhor. Vim aqui bisbilhotar pra ter umas idéias para o aniversário de um aninho da minha afilhada… Posta alguma dica ai!!!
Beijão!
Obrigada Bruna.
Pode deixar que vou aceitar a sugestão.
Bjos
Lidia Fraga
Amada moro no rio gde so sul, adorei o seu blog, mas entendo pouco de internet, tenho uma amiga gestante e ela adorou o que viu, então o que quero saber é, vc tbm faz as lembrancinhas pra venda, adoramos a frauda com bala dentro, gostariamos de saber, bjs
Oi Hellen,
Eu só coloco como referência, não vendo as lembrancinhas. 😦
abraços,
Lidia Fraga
Oi Lídia,
Gostaria de saber como funciona seu trabalho para auxiliar na escolha dos fornecedores e na organização da cerimônia.
Estou começando a organizar meu casamento, que será dia 17/03/2012, na Sindaf, em Porto Alegre (na Assunção, na beira do Guaíba).
Agurado seu retorno.
Oi Daiane,
Te enviei o retorno por e-mail para que possa avaliar o trabalho de assessoria completa ou apenas para o dia do casamento.
O melhor é marcarmos uma reunião para fazermos uma proposta adequada as necessidades de vocês.
Abraços,
Lidia Fraga
Boa Noite, Lídia!
Prazer sou a Carol estudante do 4ºsemestre de Comunicação Institucional da faculdade FTEC.
Este semestre estou cursando a cadeira de Gestão de Eventos, em uma pesquisa na internet para trabalho da faculdade encontrei o seu site e gostei muito do conteúdo e sua forma de trabalho com eventos.
Gostaria de convidá-la para bate papo em nossa aula, para apresentar tua experiência profissional. Nós como estudantes ficaríamos muito satisfeitos com depoimento de profissional na área.
Espero tua resposta.
Muito obrigada pela atenção.
Beijos, Carol Ayako.
Oi Carol,
Te enviei um e-mail com o retorno.
Será um prazer conversar com você e seus colegas.
Abraços,
Lidia Fraga
Lidia boa tarde. preciso de uma sugestão.
será um casamento evangelico. e não teremos a famosa “baladinha”
o que pode ser feito no momento????
apos a cerimonia. o que pode rolar????
Oi Eliene,
Vocês podem fazer um bolo com um espumante para brindar com seus convidados e por que não contratar um quarteto de cordas para tocar?
Abraços,
Lidia Fraga
preciso saber preço das mamadeirinhas lembrança para cha de berço
Aguardo Tenho urgencia o Cha é dia 12-04
Grata Rose
34 9661-5689
Oi Rose,
Eu não vendo as lembrancinhas, apenas coloco como referências.
Abraços,
Lidia Fraga
Querida!!! Obrigada, vc foi essencial para o sucesso do nosso casamento. Recebi muitos elogios e devo todos eles a vc. Estou encantada com o teu trabalho, todos os momentos aconteceram naturalmente pq vc estava nos bastidores. Foi real e mágico. Beijos! Bábara e Fabiano
Lidia,
Tenho interesse no seu trabalho para ajudar no meu casamento. Pode me contatar, por favor?
Obrigada Letícia
Oi Letícia,
Conforme combinamos, segunda-feira te ligo.
Abraços,
Lidia Fraga
gostaria que me manda–se um roteiro de cerimonial de casamento religioso com dois mestres de cerimonia para eu poder fazer um trabalho da faculdade Estácio Atual por favor faça isso por mim muito obrogada se fizer isto estara me ajudando e muito
Oi Jakelliny,
Infelizmente desta vez não vou poder te ajudar, pois apenas faço roteiros personalizados quando meu serviço é contratado, afinal seria injusto com meus clientes. Mas você pode pegar como base o roteiro que deixei disponível no blog para base no teu trabalho.
Abraços,
Lidia Fraga
Lidia, sou jornalista e gostaria de fazer uma entrevista com você sobre a organização de festas juninas. Como posso entrar em contato? beijos e obrigada
Oi Alessandra,
Já enviei um e-mail pra você.
Abraços,
Lidia Fraga
oi Lidia, voce já possiui um site chamado lidiaeventos.com.br ????
é que ele está no contato de uma casa para aluguel de temporada mas como o anuncio é velho o site nao existe mais e o contato nao atende…
Precisava muito de uma casa para 50 pessoas por uma semana 7 a 13 de agosto…. em sao luis perto do centro…..
Enfim espero resposta
Oi Ju,
Com certeza não tenho esse site e nem as casas para alugar.
Abraços,
Lidia Fraga
Olá Lidia,
Amei o blog.
Sou formanda em Secretariado Executivo Bilingue pela FURB/SC.
Estou organizando no meu job um mega evento, abrangencia internacional, e farei meu trabalho de conclusão a este respeito.
Sou uma amante da área de eventos!
Tua página será meu norte.
Obrigada pelo fomento.
Bjs
Tainá Nascimento
Tainá,
Sucesso e felicidades pra você!
Abraços,
Lidia Fraga
A Eh ventus – eventos personalizados traz a Novo Hamburgo Fátima Ziegler para um curso voltado aos profissionais do mercado de festas, com conteúdos inéditos e networking!
Serão dois dias de curso para reciclar seus conhecimentos na área de eventos.
Curso de Assessoria e Cerimonial Social
Data: 06 e 07 de agosto de 2011
Local: Yes Decora – Rua Cel. Travassos, 655 – Novo Hamburgo
Horário: das 9 às 18 horas (com 1h30min de intervalo de almoço)
Carga Horária: 14 horas
Mais informações ehventus@gmail.com
Por que fazer o curso de assessoria e cerimonial da Fatima Ziegler?
Fatima Ziegler e sua formação:
Graduada em Relações Públicas, com cursos de Gestão em Protocolo e Cerimonial, Cerimonial Público, Cerimonial e Protocolo nas Universidades, Recepção para Visitas Oficiais Nacionais e Internacionais, Etiqueta e Postura, Comportamento Social e Empresarial.
Filiada ao Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo.
Mais de 2.200 eventos realizados. Uma carreira baseada no respeito e na sensatez que fez muita diferença em um mercado altamente competitivo.
Cerimonialista, Palestrante Nacional e Internacional, e Professora de Etiqueta e Postura e de Cerimonial Social.
Solicite pelo e-mail ehventus@gmail.com a ficha de inscrição
Vagas limitadas.
Contatos: (51) 9823.7574 Luciane ou (51) 8447.2991 Denise
Lídia, procurei no blog e não consegui ver o post sobre o arquivo do mapa de mesas.
Por favor, me informe qual o post que tem o arquivo ou envie para o meu e-mail.
martampdias@hotmail.com
Marta,
Não estou mais disponibilizando o arquivo por isso não encontrou no blog.
Abraços,
Lidia Fraga
Olá Lídia, primeiramente quero te parabenizar pelo seu blog e pelo que vi dos seus trabalhos, todos foram de bom gosto e perfeitos. Sou do RJ e trabalho com festas infantis, mas uma amiga solicitou que eu fizesse o coquetel de inauguração da sua filial de salão de beleza e que esse serviço fosse realizado durante 4 dias. Você tem como me dar alguma sugestão? Se puder me enviar por email, agradeceria! Beijinhos. Monica
Oi Mônica,
Acho que vale conversar melhor com sua amiga para ver o que ela deseja, o que ela pensou, pois com certeza ela já deve ter algo em mente, principalmente para 4 dias. Seria interessante 1 dos dias fazer um evento de lançamento/inauguração com coquetel e convidados estratégicos. E nos outros pensar em alguma ação promocional como as clientes do 1ª mês podem concorrer a um dia de princesa…
Abraços,
Lidia Fraga
Oi Lidia
Sou o coordenador da Cris do Laboratório Culinário.
Fizemos o coquetel do workshop do curso de maquiagem no Senac
e infelizmente esquecemos a câmera para registrar nossos feitos.
Gostaria de sua autorização para repostar as 3 imagens que você
fotografou de nosso serviço para colocar em nosso blog.
Obrigado
Oi Alex,
Claro que pode.
Aproveito para agradecer o serviço de vocês que foi ótimo! Normalmente temos que ficar “empurrando” os garçons para iniciarem o serviço e dessa vez tive que “segurar” o início. hehhehe
Abraços pra ti e pra Cris.
Lidia Fraga
Olá Lidia,
Me chamo Morgana , curso superior em ADM e gostaria de saber se há vagas para trabahos temporarios mesmo q não seja na minha área.
agradeço desde já!
Oi Lidia,
Preciso de uma ajuda sua, tens algum bom mestre de cerimonias para me indicar? Tenho um evento dia 06-10 e o Luiz Afonso (Commais Comunicação) não tem disponibilidade nesta data, agradeço desde já! Beijos…
Cristiane Severo
Laboratório Culinário – FC Eventos
Oi Cris,
Conforme falamos indico o Christian do Palácio e jornalista Giane Guerra. Já trabalhei com os dois e são ótimos!!!
Abraços,
Lidia Fraga
Olá Lídia, tudo bem?
Meu nome é Delfos Fernando Silva, formado em Turismo pela universidade estadual de mato grosso-unemat e atualmente professor na área de organização de eventos por essa mesma instituição. neste ensejo gostaria de solicitar um auxílio com relação a material que possa enriquecer minhas aulas na área de cerimonial e protocolo, se possível claro. E parabenizar seu blog, que possui muitas informações pertinentes a arte do saber servir, saber receber, saber e fazer acontecer…
Muito obrigado!!!
Oi Delfos,
Para a tua aula de cerimonial e protocolo sugiro o site http://www.cerimonialeprotocolo.com.br que é do Airton Vargas que é excelente nesse assunto.
Abraços,
Lidia Fraga
Boa tarde Lidia, me caso ano que vem e gostaria e fiquei interessada pelo arquivo que vi no passo a passo para download mais nao encontrei no site : modelo de mapa de mesa teria como vc me enviar ? ju_stefani@hotmail.com
obrigada
Juliana Stefani
Oi Juliana,
Não estou mais disponibilizando o arquivo, pois os leitores não estavam conseguindo abrir e porque normalmente os locais para organizar eventos disponibilizam um mapa onde o profissional pode adequar ao seu evento.
Abraços,
Lidia Fraga
oi Lidia!
Estou com um projeto com umas amigas de montar um cerimonial, gostaria de dicas de como começar.
Abraços!
Oi Gabriella,
O bom é vocês olharem no site do Sebrae que tem várias dicas de documentação, estrutura, equipe necessária para abrir o negócio. E pode entrar em contato com o Sebrae mais perto de você para ter uma consultoria para um plano de negócio.
Boa sorte!
Lidia Fraga
Oi Lidia,
Adorei seu blog, perfeito! Estou fazendo uma inauguração, como dentro da instituição não tem espaço, faremos no estacionamento. É um evento para cerca de 350 pessoas, haverá telão para vídeo simultâneo da mesa de honra e para apresentação de vídeo, a minha dúvida é: como podemos fazer a visitação com um nº. tão grande de pessoas? Por grupos? Como organizaremos isto? Estou preocupada porque do estacionamento aos locais, teremos elevadores (3) ou escadas!!!
Qual a maneira mais elegante de se proceder neste caso?
Muito obrigada, bjs
Oi Lidia,
Em todas as inaugurações que faço do Senac tenho essa mesma situação. O que costumo fazer é:
1. Receber convidados
2. início do serviço de bebidas (não libero álcool antes da cerimônia para não agitar os convidados)
3. Cerimônia (não faço mesa, pois uma regra de evento é ou todo mundo em pé ou todo mundo sentado, eu opto por todos de pé pois faço em formato de coquetel volante)
4. A última coisa da cerimônia são as autoridades saem do palco e fazem descerramento da placa (deixo ao lado do palco e próximo a porta do local inaugurado) e vão fazer o desenlace da fita
5. As autoridades que estão no palco são as primeiras a realizarem a visita e o restante dos convidados vão em seguida aos poucos (naturalmente).
Mas para que todos não saem visitando o local junto, vamos intertendo com o coquetel (libero os salgados e espumante, mais no final servimos os doces).
Não chamo em grupos, mas sempre cuido para que tenha equipe de recepção em locais estratégicos como elevadores (para chamar elevadores e controlar o número de pessoas), nos ambientes para informar o que é o espaço.
Outro ponto importante é orientar o melhor caminho as autoridades (pois a maioria dos convidados seguem o mesmo caminho depois), ou seja, começa sempre de cima para baixo, pois dessa forma não terão que subir escadas, sobem 1 vez de elevador e depois descem pelas escadas para não esperarem o elevador que estará movimentado.
Espero ter ajudado.
abraços,
Lidia Fraga
Lidia,
Muito obrigada! A única diferença é que optaram por jantar, então desde o início as pessoas estarão sentadas.
Agradeço imensamente. Todas as suas sugestões foram maravilhosas!
Obrigada,
Lidia (que coincidência, né? e olha que não é um nome tão comum)
bjs
Boa Noite,
gostaria de saber se você tem msn, e-mail, para que eu possa entrar em contato mais vezes, pois tenho algumas duvidas.
Abraço´s
Luiz Senhorinha
Boa tarde Luiz,
Pode enviar para o lidialuvizetto@gmail.com
abraços,
Lidia Fraga
[…] Contato […]
Boa tarde Lidia. Gostaria de saber se vc sabe algo a respeito sobre o processo que um cerimonial atuará na Copa de 2014?
Estou escrevendo uma pesquisa sobre o tema relacionando a Copa de 2014 com o profissional de RP, focando especialmente o cerimonialista.
Você poderia me ajudar sobre isso? Desde já te agradeço.
Obrigada.
Oi Mirlayne,
Eu tinha um contato ótimo para te passar, de um profissional que estava envolvido aqui em Porto Alegre, mas infelizmente não achei. Por isso sugiro falar com a secretaria da copa do seu estado ou cidade que estão realizando um trabalho muito bacana.
Abraços,
Lidia Fraga
OI Lidia
Tenho interesse em fazer curso de Cerimonial para festas.Pois trabalho com cerimonial de casamentos e 15 anos, mas gostaria de aprimorar meus conhecimentos, no início foi de improviso mas agora estou facinada por esta área, mas não consigo nenhum curso na minha região. POde me ajudar?
Adorei o seu trabalho.
Obrigada
Aline
Oi Aline,
Se você mora em São Paulo, procure o Senac que possui vários cursos com esse assunto. Outra opção é ficar ligada no site abaixo que esta cerimonialista está sempre viajando dando cursos pelo Brasil:
MELHOR IDEIA EVENTOS
(27) 3181-2391 / 8185-7161 / 9780-0306
Site – http://www.melhorideiaeventos.com.br
Blog – melhorideiaeventos.blogspot.com
Abraços,
Lidia Fraga
Oi Lidia,bom dia!!!
Adorei seu blog,muito completo,tem muitas dicas.
Bom, estou precisando de uma dica,estou começando na área de cerimoniais,e esto um pouco perdida na maneira de passar orçamento para clientes. Como faço para cobrar,em cima do que…como passar esses valore?
Obrigada desde já!
Oi Fernanda,
Você precisa calcular os custos que você terá parece que não tem, mas tem muito sim: gasolina, telefone, internet, equipe, papelaria, impostos,…) o valor dependerá da forma que você fará o serviço. Além dos custos, precisa inserir a valor do lucro. Precisa verificar também uma pesquisa de mercado, veja quanto os profissionais da sua região estão cobrando para prestar este serviço.
Espero ter ajudado.
abraços,
Lidia Fraga
Oi, Lídia!
Excelente seu trabalho: fácil perceber o quanto você é dedicada, comprometida e muito profissional. Sou de Minas Gerais e seu blog contribuirá, de forma extremamente significativa, para que eu possa inovar na área que atuo em uma entidade representante da classe empresarial. E, claro, sigo você no twitter.
Abraços,
Adriana Carvalho
[…] Contato […]
para evitar as filas no buffet, a logística que preparamos para ter um excelente serviço foi de realizar os comprimentos no salão da recepção logo na chegada dos noivos. Sempre que as pessoas tiravam fotos, eram liberadas para o buffet. Para isso, passei de mesa em mesa para avisar. O bacana que várias pessoas acharam a logística ótima e elogiaram na hora! A ordem desse acontecimento foi:
Entrada dos noivos
Noivos foram até os pais e juntos iniciaram as fotos
Depois teve fotos com os padrinhos. Em seguida pais e padrinhos foram abrir o buffet
Em seguida, iniciamos as fotos com os convidados da mesa 1 até a 20.
Esse comentário se refere ao casament de Bárbara e fabiano 26/03/11. Perdoe mas vamos ver se entendi: depois da entrada dos noivos no local da recepção, os noivos e os pais então seriam os últimos a se servirem?? ai pode me explicar melhor??????
Oi Tania,
Os pais forma os primeiros a tirarem fotos com os noivos e em seguida abrirarm o buffet (forma os primeiros a se servirem). Já os noivos, foram os últimos a se servirem, pois queriam priorizar os convidados e a logística do evento.
Espero ter sido mais clara.
abraços,
Lidia Fraga
boa tarde
preciso de uma ajuda como fazer um cerimonial de desfile de moda feminina
Olá,
Não tenho modelo padrão disponível.
Abraços
Lidia Fraga
Olá, amei seu site! Sempre gostei muito de casamentos e atualmente devido ao casamento de minha irmã e todas as dificuldades enfrentadas, tenho pensado em começar a atuar como cerimonialista. Gostaria de saber de você como começar. Faço um curso? Desde já agradeço,
Flávia Dias
Oi Flávia,
Realizar um curso é essencial, pois dá mais segurança e competência para desenvolver um bom trabalho. Mas além disso é necessário articular, pesquisar e conhecer fornecedores.
Você também pode fazer como muitos que começam a observar o trabalho dos profissionais pesquisando na internet, indo em eventos ou até mesmo começando o trabalho no apoio do cerimonial como recepcionista, por exemplo.
Boa sorte!
Abraços,
Lidia Fraga
Olá Lídia!
Primeiramente parabens pelo seu trabalho.
Sou profissional na área de eventos há 10 anos.
Sou especialista também em planejamento e assessoria
de eventos.
Gostaria de saber de que forma posso adquir um registro
que me identifique como profissional em eventos.
Qual seria o caminho já que não existem faculdades nas principais regiões metropolitanas, na região onde resido, especificamente
para nossa especialização, a não ser as disciplinas integradas no curos de turismo (faculdade)?
Sabemos que 99,99% dos sites de grandes empresas não existe a opção
“Produtor e/ou planejador na área de eventos”, no campo de vagas para emprego. A opção turismo é no mínimo simplificada para se referir a profissionais especializados em eventos.
Desconsidere o texto enviado anterior a este.
Muito obrigado.
Oi Carlos,
Uma forma de profissionalizar e fortalecer a classe é se associando a entidades como a Abeoc (http://www.abeoc.org.br/) e a CAES (http://www.clubedeassessores.com.br/), por exemplo.
E quanto a vagas de emprego, realmente é difícil achar a nomenclatura do profissional, mas é sim a descrição das atividades e isso ocorre com muitas outras profissões, como, por exemplo, a do Relações Públicas (que inclusive possui um Conselho Regional que regulamenta a profissão). Este sim é raro você ver empresas selecionando este profissional pelo “nome”, mas há vagas como “assessor de imprensa”, “analista de marketing”, entre outros. Mas em ambos os caso, o importante é verificar que há muita oportunidade, mas não com os nomes corretos e cabe a nós que trabalhamos na área fortalecer a classe e promover a categoria.
Abraços,
Lidia Fraga
Olá Lídia Fraga,
Sou grato pela atenção dispensada. Até pensei que não receberia uma resposta ou que compliquei muito as coisas, mas percebo que o fator foi a escassez de seu tempo.
Eu vou pesquisar os sites informados no seu texto e se me permite:
quero ter o prazer de conhecê-la pessoalmente em eventos futuros. Conheci o inverno adorável de Porto Alegre. Adoro climas frios.
Creio que esta tecnologia virtual simplifica a distância entre os humanos pensantes. Rsrsrsrs!…
Bem, lendo sua resposta me ocorreu, agora, que se podemos marcar uma teleconferência, eu poderia lhe expor algumas idéias para desenvolver projetos dentro de nossa área de trabalho. Por favor, não se precipite em crer que quero lhe propor a fazer eventos.
Eu gosto da área de eventos mas os anos passam e chego à conclusão que através dos conhecimentos adquiridos podemos
desenvolver trabalhos que venham a contribuir com a solidez e a promoção da classe.
O que me moveu a lhe fazer essa proposta foi a forma como transmite a seriedade que você tem para com seu trabalho.
Conto com a sua bagagem de conhecimentos.
Se decidir almenos me ouvir, dê-me a resposta e marque uma data e horário.
Estarei a disposição.
Muito obrigado mais uma vez.
Cordialmente,
Carlos Anthonny
Oi Carlos,
Podemos conversar sim.
Apenas estou num período bem corrido da minha vida profissional, mas em breve podemos agendar algo.
Se quiser, me mande e-mail para lidiafragaeventos@gmail.com
Abraços,
Lidia Fraga
Olá Lidia!
Parabéns pelo site… esta me auxiliando muito. Irei me casar no proximo dia 08/09 e gostaria de alguma sugestão sua do melhr momento para entregar as lembranças na festa. Teremos 400 convidados, e também estou em duvida da melhor hora de tirar as fotos com os convidados, considerando que não quermos deixá-los cansados, esperando. Você poderia me auxilia nisso? Desde já agradeço!
Oi Gisela,
As lembranças podem ser deixadas nas mesas como os bem casados, por exemplo, ou em um aparador/mesa na saída do evento. O ideal é que uma recepcionista entregue. Já as fotos, eu gosto de tirar assim que os noivos chegam no salão chamando mesa por mesa e depois que a mesa tira a foto liberando para o buffet (caso seja esse o serviço de alimentação escolhido).
Abraços,
Lidia Fraga
Gostaria de saber, como faco para contratar seus serviços?
Oi Lidia, amei seu blog. Sou formada em Tec. em Eventos e vou graduar em Turismo. Quero me especializar em Eventos. Já criei um email profissional e divulguei nas redes sociais. Mas tenho muitas dúvidas na hora de precificar meus serviços e fazer o fechamento do contrato. Andei pesquisando preços de assessoria de casamento no campo, fora da capital, cobrei R$ 3.500,00 os noivos acharam um absurdo esse valor.Fiquei perdida…se puder me dar algumas dicas de como dominar essa parte, lhe serei muito grata. obrigada.
Oi Patricia
Fico feliz que gostou do blog 🙂
Sobre a precificação do serviço é importante você criar uma planilha e colocar todos os teus gastos (tudo mesmo, até uma margem para imprevisto e inadimplência) e ver qual o custo da tua operação. Depois você deve inserir o valor do seu lucro que é o pagamento do seu trabalho e você vai chegar no valor. E quando falamos de serviço o valor pode variar, pois também tem haver com que benefício você está proporcionando e é isso que você precisa mostrar para os clientes: que benefícios eles ganharão se contratarem você? E se eles conseguirem ver este benefício eles farão um esforço pra pagar você.
Quando presto assessoria eu tenho o hábito de marcar uma reunião antes com o cliente pra entender a necessidade, pra verificar se temos afinidades (até porque tem eventos que ficamos nos relacionando por um ano ou mais) e ver se tenho como contribuir para o cliente. Sempre combino com os clientes que para fechar qualquer parceria de trabalho precisa ser bon para os dois lados. Só depois da reunião informo o valor do serviço.
Outra dica é pensar bem no público que você quer trabalhar e se estão dispostos a pagar o seu valor.
Espero ter ajudado 😉
Felicidades e sucesso!
Muito obrigada, foi de extrema contribuição. Nunca tinha pensado nesse assunto dessa forma. Obrigada de coração.